A rede FotoARQ

A Rede FotoARQ surge como uma ação para melhor agregar e organizar as pessoas interessadas no debate sobre os acervos fotográficos, em suas diferentes manifestações, buscando discutir questões documentais e informacionais a partir de experiencia anterior do Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos (GPAF) e seus ambientes virtuais colaborativos.

Além do GPAF, a rede está vinculada ao Grupo de Trabalho Sobre Arquivos Fotográficos e Audiovisuals do Conselho Internacional de Arquivos (PAAG/ICA), procurando agregar novos atores que se identifiquem com sua missão, apresentando todos os membros, sendo aberta e acessível a qualquer interessado

A bibliografia especializada em tratamento de documentos fotográficos volta-se, em sua maioria, às políticas conservação e preservação de acervos; outra parcela significativa dedica-se ao tratamento de coleções de caráter não-orgânico. Constatou-se a carência de estudos voltados, especificamente, à Arquivologia, que tragam o aprofundamento de questões teóricas e os respectivos desdobramentos práticos. Há uma vasta produção científica relacionada aos aspectos comuns que existem entre documentos fotográficos de arquivo e demais conjuntos fotográficos em geral (aspectos sociais, comunicacionais, estéticos, históricos, técnicos e físicos), em detrimento de estudos mais relacionados àquilo que é exclusivo dos documentos de arquivo: a organicidade, vinculada à preservação de registros como prova das atividades do titular do acervo.

Este projeto parte do pressuposto de que a intensificação dos estudos e, principalmente, do intercâmbio de pesquisas e da construção colaborativa de saberes, seria algo extremamente benéfico para a área, contribuindo significativamente para a produção científica relacionada aos documentos fotográficos de arquivo, com ênfase nas especificidades arquivísticas. Acreditamos que tal intensificação seja plenamente viável, utilizando-se ferramentas das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

A rede participa do movimento Internacional del Conocimiento (acesse aqui o portal do movimento), cujos objetivos gerais são assim definidos:
  • Contribuir com o diálogo e intercâmbio entre diversas disciplinas.
  • Fomentar a discussão sobre a tarefa intelectual em uma América Latina atrasada, no marco do Bicentenario.
  • Gerar um grande movimento de coordenação que agregue pessoas e instituições que produzem e difundem o conhecimento para desenvolver as forças produtivas intelectuais
O movimento Internacional del Conocimento propõe, entre outras coisas articular uma rede de profissionais do conhecimento e da informação, transcendendo partidos, nações, associações, disciplinas e instituições. Uma grande rede que, acima das crenças e ideologias, se compromete com a qualidade do conhecimento e honestidade intelectual, convicta que estas são as chaves para o bem estar da humanidade, particularmente para a América Latina e o Caribe. Tais ideais foram melhor expressas em 2010 em um manifesto que pontuou 10 itens básicos para viabilizar a proposta (acesse aqui o compromisso intelectual 2010). 

Uma das revindicações imediatas de tal compromisso (ver itens 2 e 3 no final da página 4 aqui) é a adoção do bilinguismo espanhol-português, sem necessidade de tradução, nos encontros, publicações e fóruns científicos especializados iberoamericamos. Razão pela qual a FotoARQ se permite produzir, divulgar e aceitar documentos, textos e quaisquer outras contribuições em qualquer desses idiomas, indiscriminadamente, repeitando, obviamente, a uniformidade de cada documento.

O movimento da Internacional del Conocimiento tem impulsionado uma grande quandidade de eventos e redes mais específicas, como é o caso da rede Diálogos en Mercosur (ver portal aqui)., criada com o objetivo de estimular a produção e o acesso à produção intelectual latinoamericana, tendo se convertido em uma rede mais verticalizada, aglutinadora de pequenas redes . 

Nenhum comentário :

Postar um comentário