NEDIM/IIGHI (Argentina)




Em 2003, dentro do Instituto de Investigaciones Geohistóricas (IIGHI) da UNNE, com apoio do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) é criado o NEDIM, como um desdobramento institucional das atividades que já eram ali realizadas por professores, pesquisadores, alunos, bolsistas e estagiários. O Núcleo aglutinou diferentes estudos regionais, relacionados à imagem, sobre diversos objetos, em uma perspectiva interdisciplinar, pautada nas linhas de investigação vigentes, que refletiam a pluralidade formativa de seus integrantes: História, Letras, Sociologia, Arquitetura, Comunicação Social, Artes, Filosofia e Direito. 

Desde a origem, o NEDIM trabalhou na constituição de um acervo fotográfico, aberto à consulta pública, a partir dos materiais reunidos por seus integrantes. Como desdobramento acabou por dedicar-se também à recuperação, conservação, estudo e difusão imagens fotográficas do Nordeste argentino e regiões adjacentes. O acervo do NEDIM abarca ampla temática regional, distribuídas em três corpora principais, ao lado de outros conjuntos: fotografias etnográficas —tanto de indígenas como de imigrantes—; vistas urbanas e de arquitetura e fotografia social. 

O Núcleo ainda desenvolve conservação preventiva de fotografias históricas, tanto no próprio acervo institucional, como no apoio à preservação patrimonial de coleções fotográficas. Além da produção científica, os pesquisadores promovem atividades de inserção social e cultural como, por exemplo exposições, avaliação e diagnóstico de coleções fotográficas —artísticas e documentais—, serviços de apoio técnico, além de atividades de extensão como conferências, painéis, mesas redondas, etc.

Nenhum comentário :

Postar um comentário