PAAG/ICA





O Photographic and Audiovisual Archives Working Group, do International Council on Archives, foi criado em 2009 e implementado em 2010, com vistas a auxiliar os profissionais de qualquer parte do mundo nas tarefas de organização e guarda de arquivos fotográficos e audiovisuais. O grupo é composto por nove especialistas, de seis países diferentes, designados para desenvolverem redes de trabalho colaborativo e criar recursos que auxiliem na formação da comunidade arquivística dedicada a tais acervos. Parte-se do princípio de que as instituições arquivísticas mantêm documentos fotográficos e audiovisuais integrados aos outros documentos, sejam ou não textuais, estejam em meio físico ou digital. Muitas vezes os arquivistas, sem formação específica, são obrigados gerenciar grandes quantidades de documentos fotográficos produzidos pela própria instituição em que trabalham, ou doados por terceiros, como fotógrafos locais, empresas de comunicação, pequenos produtores de filme, emissoras de televisão locais, entre outros. O objetivo do grupo é prover tais profissionais de recursos metodológicos mínimos e manter um fórum de discussão especializado sobre o tema no nível internacional.

O grupo tem se dedicado a projetos coletivos anuais, que estão referenciados em sua página, da qual constam ainda:
  • relação sumária dos principais standarts técnicos e normas (standarts aqui; manuais técnicos aqui), 
  • indicação sumária de plataformas básicas e softwares aplicáveis aos documentos fotográficos (aqui),
  • indicação de ferramentas mais utilizadas para preservação e conservação  (aqui),
  • indicação de material bibliográfico e referências a anais de eventos científicos relacionados ao tema (manuais aqui; bibliografia básica aqui). 
Em 2013 foi apresentada pelo representante brasileiro do grupo uma breve introdução das atividades do PAAG, durante a I Jornada Internacional de Archivos de Perú (texto aqui).

Em 2015, foi apresentada pelos representantes catalão e esadounidense do grupo um resumo das atividades do PAAG durante a ICA-SUV Conference 2015: "Audiovisual Archives in Universities and Research Institutions", celebrada em Chapel Hill, NC, EUA. Posteriormente o texto foi transformado em artigo publicado no boletim Views da Sociedade dos Arquivistas Americanos (SAA), em março de 2016 (pp. 09-11); acesso aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário