LAIS/IM (México)


O Laboratorio Audiovisual de Investigación Social do Instituto Mora (LAIS/IM) é um relevante órgão mexicano de pesquisa cujo objetivo principal é promover o livre acesso às imagens, fomentando a divulgação e a pesquisa. A criação do Laboratório, em 2002, tem suas raízes ligadas a um projeto sobre usos de documentos visuais na pesquisa social, que permitiu fazer um diagnóstico da situação dos arquivos fotográficos no México, detectando diversos problemas de preservação, organização e difusão do patrimônio fotográfico. O LAIS/IM se institucionalizou com o propósito central de buscar, organizar e disponibilizar imagens como fontes primárias para a pesquisa social, objetivando se consolidar como um espaço coletivo, de articulação da pesquisa social com a Arquivologia, a Ciência da Informação e a Ciência da Computação.

Em 2007 iniciou-se o projeto Preservación de Imágenes, Sistemas de Información, Acceso e Investigación, com o propósito de preservar o patrimônio documental e influir na transformação das práticas de pesquisa, difusão e acesso à informação. O Projeto, interdisciplinar e interinstitucional, reúne pesquisadores sociais da Ciência da Informação e profissionais de arquivos de Argentina, Brasil e México.

O esforço do laboratório em interligar diferentes conjuntos de fotografia redundou no desenvolvimento de uma plataforma específica, o “Pescador”, que permitiu criar e disponibilizar fototecas virtuais. Em 2012 foi lançado oficialmente o portal Huellas de Luz, que representou o esforço de anos de trabalho, incorporando em único ambiente seis fototecas digitais completas.

O Laboratório tem contribuído continuamente para o avanço do conhecimento na área através de publicações e promoção de eventos científicos, tais como Primer Congreso Internacional sobre Imágenes e Investigación Social (2002) , Seminario de Estudios sobre lo Visual en la Investigación Social (2001-2003), Seminario sobre el Sistema de Información para Archivos de Imágenes (2002-2003), Seminario sobre la Fotografía como Fuente de Investigación (2004-2010), entre outros.

Em 2014 foi publicado o livro Tejedores de Imágenes, que busca consolidar metodologicamente o trabalho realizado pelo laboratório ao longo de sua existência, demarcando as pautas teóricas e metodológicas, além de trazer exemplos práticos dos trabalho realizado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário