GPAF (Brasil)


Escopo e linhas  |  Ficha do CNPq  |  Artigo explicativo  |  Espaços virtuais
Repercussões e eventos  |  Recursos (redes, empresas e pessoas) |  Versões do projeto Digifoto

Criação
  • A formalização do grupo foi iniciada em março de 2008, por meio de um esforço coletivo de pesquisadores que já vinham trabalhando juntos há mais de uma década e que culminou com a certificação formal do CNPq, via UnB, em 23/junho do mesmo ano.

Escopo:
  • O grupo busca discutir abordagens relativas a documentos fotográficos, tendo como cenário mais amplo os documentos imagéticos. Fazem parte do escopo a discussão da própria formação de diferentes modalidades de acervo, e das diferentes origens, compreensões e usos do documento fotográfico. O acervo fotográfico configura-se a partir da produção documental, tornando-se um conjunto somente a partir de atividades que aglutinam documentos e informações, constituindo um corpus. Tal gênese é definidora da caracterização do acervo e de sua institucionalização, sendo necessário, quando possível, situar o fenômeno acervo fotográfico, sob a ótica da organização e acesso a tal material como registro de atividades administrativas e como fonte de pesquisa. Essa perspectiva orgânica do documento fotográfico norteará as demais atividades executadas nos acervos fotográficos, relacionadas, sobretudo, à organização documental e à gestão da informação com vistas à descrição e ao acesso para utilização como prova administrativa, como insumo para gestão e como fonte de pesquisa e de conhecimento. 
  • A proposta engloba a utilização e preservação da fotografia em nossa sociedade, interrelacionando tais elementos à reflexão acerca da organização e disponibilização do documento fotográfico em diversas unidades informacionais, destacando a importância desses processos como formas de construção e manutenção de memórias. Busca-se promover uma análise crítica a respeito da produção, circulação, distribuição, conservação e uso de documentos e informações fotográficas, considerando sua institucionalização, acessibilidade e divulgação.

Linhas de pesquisa:
  • Comunicação e usos da informação.
    Objetiva analisar, por diferentes ângulos, questões relativas à comunicação social e científica da informação visual e sua utilização, nos mais variados moldes, tanto por instituições como por grupos sociais. As pesquisas podem envolver abordagens relacionadas à compreensão dos processos comunicativos, dos fenômenos da representação, dos processos de construção de memórias, histórias e identidades.
  • Gestão Documental e Gestão da Informação.
    Objetiva promover gestão documental de documentos fotográficos com vistas à gestão da informação, englobando as várias atividades pertinentes: identificação documental, conservação e restauração documental, sistematização da informação orgânica, organização de arquivos e coleções fotográficas, descrição arquivística, organização da informação temática, replicação da informação, elaboração de banco de dados, criação de corpora e repositórios com documentos fotográficos com vistas à pesquisa.
Ficha do CNPq aqui

Nenhum comentário :

Postar um comentário