AFH/Fedac (Canarias)



O Arquivo de Fotografia Histórica de Canárias pertence à Fundación para la Etnografía y el desarrollo de Artesanía de Canarias (FEDAC), um órgão autônomo do governo insular, o Cabildo da Gran Canária. A principais linhas de atuação do Arquivo estão voltadas à recuperação, conservação foto-química, digitalização, documentação e difusão social do patrimônio histórico-fotográfico da ilha Gran Canária, onde a fotografia se fez presente a partir de 1839.

O principal resultado é haver colocado em evidência o valor patrimonial histórico-fotográfico do arquipélago Canário, que sempre se configurou com a porta de saída da Europa para a América. No começo dos anos 2000 o Cabildo de Gran Canaria adquiriu uma coleção fotográfica de interesse patrimonial composta por 18.000 unidades. Essa coleção tornou-se a semente do Arquivo, que hoje custodia mais de 100.000 registros fotográficos de interesse patrimonial, dos quais mais de 33.000 estão disponíveis na web aqui

A equipe é composta por Gabriel Betancor Quintana, doutor em história moderna e contemporânea e técnico de arquivos audiovisuais e por Francisco Mujica Padilla, geógrafo e auxiliar técnico de fundos audiovisuais. Para entrar em contato com o responsável, mandar por e-mail para gabriel@fedac.org e/ou gabrielbetancor@gmail.com.

Nenhum comentário :

Postar um comentário