A 9ª sessão do Entre Arquivos realiza-se na Biblioteca Municipal de Lagoa, no dia 29 de Novembro, pelas 15h00. Os arquivos fotográficos são o tema escolhido para a próxima sessão que terá como oradora a Dra. Sónia Casquiço.
O Entre Arquivos é um projecto pioneiro e tem como objectivos a descentralização e a deslocalização de conferências, na área da arquivística. Desde Janeiro de 2014 que deslocalizamos conferências, passando por Loulé, Albufeira, Olhão, Vila do Bispo, Faro, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António.
A entrada é gratuita e confere certificado aos participantes.
Resumo da conferência:
A introdução da fotografia nos centros de informação surge pouco tempo após a apresentação pública da sua invenção em Paris no mês de Agosto de 1839. Na segunda metade do século XIX encontramos já documentos fotográficos um pouco por toda a parte; num período de reconhecimento da importância da investigação e das fontes para a História a fotografia era a ferramenta perfeita: para ilustrar o desenvolvimento do conhecimento científico, para documentar o património arquitetónico e artístico, para comprovar a existência de lugares longínquos, para documentar as evoluções tecnológicas, etc.
Mas a utilização quotidiana da fotografia, nem sempre resultou na sua validação enquanto documento arquivístico, pois dificuldades associadas à identificação correta das técnicas fotográficas, ao reconhecimento do contexto funcional de produção, a ausência de documentação textual associada, a dúvidas suscitadas pelos problemas de conservação, fizeram com que a fotografia demorar-se a encontrar o seu lugar nos arquivos, foram as evoluções tecnológicas, nomeadamente a digitalização que acelerou este processo.
Atualmente os problemas subsistem, mas já não se questiona o valor dos documentos fotográficos, o que conta é informação veiculada para além da materialidade do suporte, assim pretende-se nesta palestra expor algumas destas problemáticas assim como sugerir algumas pistas para as ultrapassar.
Nota biográfica da conferencista:
Licenciada em Conservação e Restauro, Instituto Politécnico de Tomar, 2000.
Pós-Graduada em Ciências Documentais, variante Arquivo, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2005.
Doutoranda em História (ramo Arquivística Histórica), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Colaboradora da empresa Luís Pavão Lda desde 1998, tendo integrado diversas equipas de conservação, incluindo a da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
Docente da disciplina de Arquivos Fotográficos no mestrado das Ciências da Informação e Documentação da Universidade Nova de Lisboa e de Conservação de Fotografia na Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.
Nenhum comentário :
Postar um comentário